10 year challenge

Esses dias ‘me peguei’ pensando em como era a nossa vida antes da tecnologia pousar nas nossas casas e invadir completamente o ambiente. Ela está em nossos empregos, na opção do jantar, na ligação para um amigo, na TV, na música, em tudo! Mas como? Para se livrar dela, só mesmo indo para um retiro espiritual, onde o 4G não tenha sinal. Mesmo você não querendo, não existe quem não tenha entrado em um Uber, ou feito a solicitação de um Nubank. Afinal, são facilidades incríveis na nossa vida e o bolso agradece. Mas vamos aproveitar para encarar o Desafio dos 10 anos e reviver um pouco “o passado” e o que ele nos trouxe nessa volta até 2019.

Olhando para trás, é notório como esse tal de tempo anda rápido e faz coisas recém lançadas virarem velharia em questão de minutos. Há 10 anos, as empresas queriam aparecer diante dos jornais e anunciar no papel, no rádio e na TV. Hoje, talvez o desejo seja o mesmo, mas o investimento é bem mais em influencers com 97k de seguidores no Instagram, oferendo não dinheiro, mas moeda de serviço em troca do que aquela notinha suada nos classificados. Aliás, classificados? Isso ainda existe?

Sabe aonde nós nos encaixamos nessa modernidade? A era digital não é só aquela que fala em computadores e TI. Vai além! Está em qualquer celular na bolsa das meninas. Nas TVS que acessam a internet. No nosso trabalho com o marketing. E que faz a indústria da internet crescer. Graças a Deus! Pois navegar no mundo online emprega várias pessoas naqueles serviços que há 10 anos não existia. Afinal, se você for para 2009 e falar a palavra Social Media e descrever esse emprego, podem rir da sua cara. Administrar páginas. Orkut? É… Estamos ficando velhos. Mas vamos pegar outro exemplo? A profissão mais bombada do momento. Os Youtubers, que fazem da sua casa o seu escritório. Basta ter um bom papo na língua, uma câmera e um assunto que chame a atenção de muita gente. Pronto! Você já está com tudo!

Mas ainda temos uma longa caminhada pela frente. Quem sabe, em 2029 estejamos muito mais “navegantes” do que hoje, que achamos que entendemos de tudo. Pesquisas vão apontar que 99% das empresas já se encontram na internet e muitos empresários vão dar o braço a torcer com a era digital. Assim esperamos. Mas enquanto isso não acontece, quem sabe você acompanha esse gráfico que produzimos nessa caminhada de 1 década.

Obrigada Runrun.it pelo auxílio nas informações e dados.

E-book